quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FLORES DE TECIDO

1)      Escolha um tecido. Pode ser algum retalho que você tenha em casa, a sobra de algum tecido que você utilizou para outro fim qualquer. É claro que você também pode comprar o tecido, mas não é preciso muito. Tenha também linha, agulha, tesoura e botões variados (para fazer os miolos das flores).
2)      Quanto mais variados os tecidos, mais bonita ficará a sua flor. Procure variar tanto na textura quanto na estampa. Escolha um molde de flores interessante.
3)      Você pode escolher o modelo da pétala a partir do corte que você der e lembre-se: quanto mais você dobrar o tecido, mais pétalas a sua flor terá.
4)      Para fazer a flor abaixo, siga os seguintes passos:

5)      Corte 5 tecidos diferentes de acordo com o molde abaixo (os tecidos estão dobrados ao meio):

6)      Você terá 4 pétalas em cada peça e a 5ª servirá para dar estabilidade.

7)      Franza o centro de cada pétala e coloque-as umas sobre as outras, alternando a ordem para que não haja espaços, formando uma flor bem cheia.

8)      Coloque um botão no centro formando o miolo da sua flor. Para mantê-las todas unidas, dê um ponto com uma linha.

9)      Se quiser fazer outro modelo de flor, siga os seguintes passos:
10)   Faça uma flor de 5 pétalas de pontas arredondadas como molde (veja a imagem abaixo).

11)   Recorte quantas flores você quiser de cada estampa (utilizando duas ou três estampas no máximo), lembrando-se que quanto mais flores você recortar, mais cheia e mais bonita ficará a sua flor de tecido ao final (na imagem, temos 4 flores de estampa floral e 4 flores de estampa xadrez).

12)   Dobre todas as flores ao meio duas vezes, formando as pétalas da sua flor.
dobra 1dobra 2


13)   Com linha e agulha, dê um ponto na primeira pétala e, em seguida, vá unindo todas as outras pétalas alternando as cores. Puxe a linha como se estivesse fazendo um fuxico.

14)   Por baixo da flor, dê vários pontos para uni-la.

15)   Abra as pétalas e utilize-a onde desejar! Se quiser, você também poderá utilizar um botão como miolo da sua flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário