quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

BIJUTERIAS RECICLÁVEIS

Plástico #6 - Criando Bijuterias e Reciclando

Você sabia que reciclar está mais do que na moda? E não está só na moda, está na mente daqueles que amam a natureza e na vontade de um mundo melhor e mais consciente.
Muitas pessoas não conhecem trabalhos de reciclagem e por isso não sabem quanta coisa linda pode ser feita. Além disso, reciclar é bom para o bolso. Quer ver exemplos disso? Veja o que esta postagem de hoje vai te mostrar.

Bracelete de plástico feito pela artesã australiana revampbyjacy.
Vamos ver um passo a passo de pingente cedido pela artesã ChrisJob?
Material:
- Plástico #6 limpo. Você pode encontrar uma marquinha na parte de trás de algumas vasilhas plásticas de comida, que você compra no mercado, avisando ser reciclável ou tem o número 6.
- Canetinha permanente
- Tesoura
- Papel para assar ou papel alumínio.
- Um forno, é claro. Não serve para microondas!

Para começar, escolha a parte mais lisa da vasilha para começar o seu trabalho.
Corte o plástico no formato do pingente desejado. Invente! Faça flores, carrinhos, ursinhos, borboletas, mandalas e o que mais você desejar.
Use canetas permanentes em tons variados para criar o desenho que você quiser. Se for uma mandala, corte o plástico em um formato redondo e desenhe a mandala com as canetas.
Pré-aqueça o forno a 350 graus e posicione o seu pingente já pronto em um pedaço de folha de alumínio, dentro do forno.
Agora, você deve manter seus olhos bem atentos no seu trabalho pois essa última parte é bem rápida!
Nos primeiros 90 segundos você vai ver o plástico ficar entortando e se contorcendo, mas não se assuste, é assim mesmo. Depois ele fica retinho de novo. Espere mais uns 2 ou 3 minutes e pronto!
Tire do forno.
Este tipo de trabalho de reciclagem de plástico número 6, serve não só para pingentes mas também para paletas de guitarra personalizadas, botões personalizados, porta-guardanapos (para isso você deverá modelar o plástico assim que ele sair do forno em uma base redonda), arranjos de árvore de natal como anjinhos...anéis, entremeios de colares e pulseiras e etc, etc, etc...tudo reciclado! Que lindo!

Vamos ver mais idéias?

Esses aneis abaixo foram feitos também com plástico reciclado e com a ajuda de carimbos com desenhos variados. Para modelar os anéis, use um mandril. Espere o plástico dar uma pequena esfriada e depois comece a modelagem. Uns dois minutinhos de espera está bom.
Exemplos de pingentes de plástico.
Obs: Caso você tenha dificuldades de fazer o desenho, treine antes em uma folha de papel ou use carimbos que já vêm com o desenho desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário