domingo, 1 de abril de 2012

Reciclagem com pneu

Que ideia maravilhosa gente!!!

Deixe os pneus no jardim



Já vai um bom tempo que não vejo, comercializadas em feiras livres, bacias e lixeiras feitas de pneus. Cheguei a pensar que o produto e uso tivessem fixado moradia no baú das lembranças, onde dormem os sacolões de napa, aqueles que nunca apareciam duas sacolas iguais e que por isso, eu pensava que fossem brasões de família.

Quanto às bacias, não raro era ver nas casas, roupas de molho na super-pesada-bacia de pneu. Para cobrir o fundo pregavam uma grossa tábua nas rebarbas debaixo e por fora do pneu... talvez até usassem algum tipo de cola para redação...não sei! Eu era muito criança para atentar tantos detalhes mas, me lembro que tinham alças nas laterais, feitas do pneu mesmo, para ajudar no transporte.

Lá em casa nunca tivemos uma bacia de pneu, talvez por falta de quem a carregasse. Haja coluna para tanto peso!

Mas, deixando descansar no passado o uso das bacias como bacias. A ideia do objeto em si ainda é interessante, ecologicamente correto e, para minha surpresa, ainda em uso como engenhosos vasos e floreiras.


O passo-a-passo básico, peguei no Lar Criativo e vamos precisar de:
- Pneus usados
- Faca afiada
- Serra elétrica

Com a faca, faça um corte para facilitar a entrada da serra elétrica.

Com a serra elétrica corte toda a lateral de um dos lados do pneu.

Aqui a jardineira já está pronta, o Lar Criativo sugere forrar o fundo com jornal ou tecido antes de colocar a terra. Eu sugiro a antiga ideia de um pedaço de tábua boa e grossa, pregada na parte inferior do pneu (sem a necessidade de cola ou vedante pois os espaços entre os pregos servirão para drenagem da água)...

...outra dica também é fazer um trançado de tiras de pneu para cobrir o fundo (a foto é do passo-a-passo de um pufe mas, a técnica é uma boa pegada para fazer o fundo das jardineiras)



Vaso taça (de pneu)
Outra ideia da hora é o passo-a-passo deste vaso. Peguei no Cosas Cositas y Cosotas con Mesh



Utilize pneu e roda. No primeiro pneu (no canto inferior da foto) vemos a marcação para o corte. Parece uma estrela multipontas, uma explosão.

Depois de cortado vire o pneu pelo avesso, forçando a roda para baixo...

Pronto! Depois de alguns exercícios de alongamento e menos pneuzinhos na cintura, temos o vaso, faltando só a pintura.

Para a pintura, peguei a dica lá no Cacareco, podemos utilizar tinta a óleo ou automotiva com compressor. Show de bola!




Pneus com Batatas
E mais uma dica do Gardel Silveira, lá do Sítio Curupira. Amo passear por este site, mesmo à distância posso captar a boa energia desse paraíso.


"Pneus sobrepostos dão um ótimo canteiro sobrelevado para ervas e hortaliças. Além de práticos são ergometricamente corretos. Pode-se também plantar batatas (doce e comum) dentro de um pneu preenchido com húmus ou composto pronto. conforme a rama cresce acrescenta-se mais um pneu no sentido vertical e consequentemente mais húmus ou composto para preenchê-lo. Quando o pé de batata florescer e cumprir seu ciclo é só desmanchar a pilha de pneus para colher as batatas. Este é um ótimo exemplo de canteiro vertical e pode ser usado em pequenos espaços desde que tenha incidência de sol." - Gardel Silveira



Horta com pneus
Aqui, outro passa-a-passo para uma hortinha caprichada, postado pela Lanna Pimentel



Material:
- 2 pneus velhos aro 13
- 1 faca afiada
- 2 bacias de plástico
- 2 tábuas de madeira (angelim ou MDF) 20cm de largura cada
- Cola
- Pregos
- Arame
- Serra

1 - Corte os pneus transversalmente e vire-os pelo avesso formando duas bacias côncavas. Molhe a faca na água para deslizar e facilitar o corte. Se o pneu for radial, use serra e depois passe as bordas em um esmeril para retirar as pontas do arame.

2 - Cada bacia pode ser dividida em três partes para o plantio. Na primeira pode ser plantado cebolinha, coentro, salsa ou alface. Na segunda pode plantar pimenta, pimentão ou couve. E na terceira tomate rasteiro ou tomate cereja.

3 - Pregue as duas tábuas, uma ao lado da outra, deixando meio centímetro entre elas. Coloque uma bacia plástica embaixo do pneu para servir de reservatório. Desenhe nas tábuas um círculo de 36cm de diâmetro e serre. Cole o tampão circular na parte inferior da bacia de pneu. Se optar pelo madeirite ou MDF faça 20 furos com broca de 5/16 de polegada.



Outras pegadas inspiradoras:



Dica do blog Cheiro de Mato




Floreira da Escola Maria Arminda, blog Pot-Pourri da Karen


Floreira do blog Aprendiz




Floreira Joaninha do blog Aprendiz




Dica da arquiteta Branca Rotelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário